quinta-feira, 2 de maio de 2013

Material sobre Educação Patrimonial lançado pela Casa do Patrimônio de João Pessoa


O segundo volume da série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial intitulado Educação Patrimonial – reflexões e práticas é uma publicação da Casa do Patrimônio de João Pessoa em parceria com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba – Iphan/PB e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa – Copac/PMJP.
O Caderno Temático está dividido em duas partes: a primeira, “Ajudando a refletir”, fala sobre conceitos e contém referências importantes em educação patrimonial; e a segunda, “Colocando em Prática”, volta-se às experiências sobre projetos e ações em educação patrimonial realizadas em escolas e demais instituições culturais no Estado da Paraíba.
O material é muito interessante para o entendimento do que seja a Educação Patrimonial e seus usos em instituições formais e não formais de ensino. Destaco um artigo escrito por Magaly Cabral (pág. 38) na primeira parte do Caderno em que a autora traz a questão da Educação Patrimonial para dentro dos museus, em especial:
“(...) As semelhanças são fortes entre as propostas da Educação Patrimonial e da Educação Museal. Tanto a Educação Patrimonial quanto a Educação Museal estão comprometidas com o homem em transformação e com o desenvolvimento de sua capacidade do conhecer sua realidade e poder transformá-la. Ambas falam de uma educação em que o educador esteja em sintonia com a sociedade, que tem direitos a processos de mudanças e não a simples acúmulo de atendimentos paternalistas.”
“Entretanto, ainda assim, sem uma visão reducionista, mas apenas para enfatizar o campo, defendo o uso da expressão Educação Museal para indicar aquela ação educativa que se dá no museu.”
Toda a publicação dá subsídios para as práticas educativas em museu e enriquece o campo! Outros materiais sobre o tema também estão disponíveis no site da Casa do Patrimônio de João Pessoa:


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